Auto Consumo

Auto Consumo

O autoconsumo é um regime de produção de energia descentralizada que veio substituir o anterior regime de Mini e Microprodução em que as novas instalações de produção sejam dimensionadas de acordo com as necessidades de consumo verificadas no local.

Este regime encontra-se regulamento no Decreto-Lei 153/14, de 20 de Outubro de 2014.

O que são e como é que funcionam as unidades de produção para autoconsumo (UPAC)?

A UPAC injeta a energia produzida na instalação de consumo, mas caso haja excesso de produção, o excedente pode ser injetado na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) ou pode ser armazenado com recurso a baterias, sendo a energia usada em períodos de ausência de produção. A energia excedente, caso exista, é injetada na rede dando origem a um proveito definido pela EDP Serviço Universal, mediante contrato assinado com esta entidade.

O objetivo do autoconsumo é a adequação de produção ao perfil de consumo existente no local, maximizando a utilização da energia solar na instalação.

Para tal, é necessário desviar os consumos noturnos para o período diurno, durante o qual existe maior produção de energia, pelo que, fará todo o sentido canalizar o funcionamento dos equipamentos elétricos, existentes na instalação, para o período em que existe produção solar.

  • Modulo solar fotovoltaico
  • Micro-inversor ou inversor (consoante a potência da unidade de produção)
  • Interface SMA Multigate
  • Contador de UPAC
  • Contador bidireccional




Trabalhamos com as algumas das marcas líderes mundiais nesta área.

Temos a solução que necessita. Peça um orçamento grátis…


Autoconsumo